sábado, 11 de fevereiro de 2012

VIAS METABÓLICAS

De forma complexa e harmônica, as vias metabólicas se relacionam entre elas, envolvendo a regulação de cada via, o perfil metabólico de cada órgão e o controle hormonal. Estas vias metabólicas mais importantes da regulação no ser humano, como: Regulação da glicólise, gluconeogênese, ciclo de Krebs, ciclo da uréia, metabolismo do glicogênio e ácidos graxos e via das pentoses-fosfato, fazem toda transformação, síntese, oxidação e eliminação afim de manter o equilíbrio e vias nutrição á todas as células no seu objetivo único de obtenção de energia para todos os processos no organismo humano. 


ÓRGÃOS E PERFIS METABÓLICOS

O cérebro, fígado, tecido adiposo, músculo e rim se mostram como perfis metabólicos mais importantes. O cérebro utiliza geralmente somente a glucose como fonte de energia, sendo que o fígado faz também a função de manter esse nível de glucose no sangue e a síntese da uréia. O tecido adiposo Sintetiza ácidos gordos e armazena-os sob a forma de triacilgliceróis, já o músculo utiliza glucose, ácidos gordos, corpos cetónicos e aminoácidos como fonte de energia. Possui uma reserva de creatina fosfatada, um composto capaz de fosforilar ADP em ATP e assim produzir energia sem gasto de glucose. A quantidade de creatina presente no músculo é suficiente para cerca de 3-4 s de atividade. Nos rins pode-se realizar a gluconeogénese e liberar glucose para a corrente sanguínea. Responsável pela excreção de electrólitos, uréia, etc. A síntese de ureia, que ocorre no fígado, usa HCO3-, o que contribui para a descida do ph sanguíneo. Situações de acidose metabólica poderão ser agravadas pela ação do ciclo da uréia.

EXERCÍCIO FÍSICO E PERFIL METABÓLICO

O exercício físico é uma condição onde ocorre um aumento da demanda energética do organismo visando a manutenção da atividade muscular. A energia derivada dos nutrientes ingeridos na alimentação tem fundamental importância para o fornecimento de energia química, contribuindo com a manutenção do trabalho muscular a partir da geração de adenosina trifosfato (ATP) (WILMORE & COSTILL, 1994; McARDLE, KATCH & KATCH, 1992; FOX, BOWERS & FOSS, 1991).
De acordo com WILMORE & COSTIL, a intensidade e/ou duração, as reservas de substratos energéticos e o nível de treinamento em relação ao esforço na prática de exercício físico podem interferir na ativação de uma ou outra via metabólica indicando a utilização de determinado substrato energético.
O gasto energético diário é composto de três grandes componentes: taxa metabólica de repouso (TMR), efeito térmico da atividade física e efeito térmico da comida (ETC). A TMR, que é o custo energético para manter os sistemas funcionando no repouso, é o maior componente do gasto energético diário. (Eriksson J, Taimela S, Koivisto V, 1997).

Nenhum comentário:

Postar um comentário