BATATA DOCE OU INGLESA

São dois alimentos que têm seus valores nutricionais bem semelhantes, mas com algumas particularidades diferentes, sendo o maior deles o índice glicêmico. O IG mede a velocidade com a qual a glicemia (nível de glicose no sangue) aumenta. Assim, alimentos mais simples de serem degradados, digeridos e absorvidos têm normalmente um IG maior, justamente porque serão absorvidos mais rapidamente na forma de glicose e de outros monossacarídeos, aumentando a glicemia.
A batata doce tem um IG médio (77) e a batata inglesa um IG alto (121), portanto são duas fontes de carboidratos que podem ser direcionadas em diferentes períodos na atividade física. A batata doce por ter um IG mais baixo, pode ser de melhor valia antes da atividade, evitando um pico de insulina que poderia causar um rebote hipoglicêmico e o aumento de gordura. Já a batata inglesa por ter seu IG mais alto é mais indicada no pós-treino, pois é nesse momento que precisamos de mais glicose para fazer a reposição do glicogênio muscular (forma pela qual o carboidrato é armazenado no músculo).
Podemos concluir que uma não é melhor do que a outra, mas ambas tem seus valores em cada momento do treinamento. Abaixo segue um quadro comparativo sobre as informações nutricionais de cada uma delas:
