quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Peso x Percentual de Gordura Corporal

Peso x Percentual de Gordura Corporal

Muitas vezes vemos por aí alguém falando “não fica noiado (a) com peso, porque isso é água/músculo, o que importa é % de gordura!”.
Mas afinal, como assim “o que importa”? Como vou descobrir o meu? Adianta jogar no google numa calculadora virtual?
av_corporal
Resolvi pedir para o instrutor/personal/avaliador físico da SP FIT Reinaldo Moleiro uma explicação mais bonitinha sobre!
Em primeiro lugar, realmente, o peso (como vemos nas balanças convencionais) incluitoda sua composição corporal: massa magra (músculos, água e ossos) e masa gorda (gordura corpórea).
Além disso, 1kg de gordura ocupa muito mais espaço do que 1kg de massa muscular!
395982_10150997919907350_397487693_n
Acho essa foto top: MESMO peso de gordura x de músculo!
Quando fazemos uma dieta de restrição calórica e/ou exercícios, enfim, quando o saldo do que gastamos de energia é maior do que o que consumimos, o nosso peso total abaixa: estamos consumindo energia “de dentro” de nós.
O que é, o que é: mole, esconde o contorno dos músculos, causa nóia com “o peso” (no geral) e existe com justamente o propósito de reservar energia? Isso aí. A gordura. É elaque queremos perder.
bfpercentage
Ilustração de diferentes percentuais de gordura corporal 
Porém o nosso corpo usa energia “de onde tem”: varia de acordo com mil fatores, de predisposição genética a alimentação. Então não, abaixar o ponteiro da balança não é sinônimo de perder gordura! Pode ser massa muscular e/ou água (muito comum!).
Por isso vemos tanto por aí que tal dieta/ plano de exercícios tem como objetivo “mobilizar a quebra/ metabolização/ uso da gordura”: Porque consumir massa muscular (a outra “alternativa”) para gerar energia é FURADA TOTAL!
Um dos “bônus” de um bom % de massa muscular é justo que te ajuda a queimar mais calorias só para se manter “existindo” (= metabolismo basal, bem super ultra simplificado!)
magras_maitena0013
Hahaha! Quem aí “sei” como é?
Existem diferentes métodos para avaliar a composição corporal do indivíduo. Os mais utilizados/confiados são bioimpedância (através de uma corrente elétrica imperceptível, realizada por balanças específicas) e medida de dobras cutâneas(seguindo um protocolo específico que gera o resultado).
Exemplo de medição de dobras cutâneas: ambos os métodos são indolores ok? Já fiz os dois e juro! haha
Entre os métodos podem existir pequenas variações, por isso o mais indicado é repetir sempre o mesmo procedimento para manter o parâmetro o mais confiável possível!
A questão do percentual: Como falei, considerando que o peso total inclui dois tipos de “coisas”, o % representa a parte daquele peso que é composta de água, o que é de músculos e o que é gordura.  
penélope mesmo peso
Duas mulheres com o mesmo % de Gordura Corporal tem o físico muito mais parecido do que duas mulheres com o mesmo peso e altura! Prova: a MESMA, com o MESMO peso (62 kg), Penélope Nova
Como é percentual (a divisão da parte isolada pelo total), é uma ferramenta mais fácil e eficiente de avaliar “o que é o que” naquele número total da balança, o que realmente a reeducação alimentar/ rotina de exercícios “fez por você” e faz mais sentido comparar o % entre indivíduos diferentes (já que comparar peso é totalmente esquisito e inútil e não representa nada!).

Nenhum comentário:

Postar um comentário