terça-feira, 5 de junho de 2012

fibromialgia



EXERCÍCIO FÍSICO PARA FIBROMIALGIA, UM REMÉDIO DIFÍCIL DE TOMAR!


A maioria dos pacientes com fibromialgia (FM) recebe orientação de seus médicos para se engajarem em algum tipo de atividade física, como parte do tratamento.

Não há dúvida que a atividade física é vital no tratamento da FM. Múltiplos estudos demonstram este fato. O exercício melhora a disposição, o sono, ajuda a lidar com o estresse e, após algum tempo, exerce um efeito benéfico sobre a dor. O que poderia ser dito, então, para o paciente com FM conseguir chegar a um bom estado de condicionamento físico?



Primeiro, é preciso ter uma visão realista das coisas: a fibromialgia não melhora sem exercício. Muitos pacientes não gostam de atividade física, e precisam então ver a atividade como um “remédio” que é necessário para o seu bem-estar. Porém, ao contrário de um remédio amargo, que não muda com o tempo, a sensação de bem-estar do exercício é progressivamente maior, e muitos pacientes acabam gostando e mantendo-se bastante ativos.

Segundo: o exercício deve ser iniciado de maneira lenta e gradual; se o paciente está parado faz tempo, não adianta andar uma hora no dia seguinte à consulta médica. Deve-se iniciar com cinco a dez minutos, contados no relógio, e gradativamente aumentar este tempo para 30 minutos diários á 60 minutos, três vezes por semana.





Terceiro: se a atividade física faz o corpo doer muito, pode ser por falta de analgesia adequada. O paciente deve conversar com o médico sobre que analgésicos tomar antes do exercício. Não se deve temer fazer isto, pois o analgésico não irá mascarar nenhuma lesão que aconteça no exercício. Mas, com certeza, o aproveitamento do exercício será melhor.

Quarto: aproveitar as várias oportunidades para atividade física. Exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer lugar, a qualquer hora. O paciente com FM deve sempre estar se “esticando”, sem dar bola para quem está à sua volta.





Por último: paciência, muita paciência. Após o início de exercício regular, aquele de 30 minutos por dia ou 45 minutos três vezes por semana, pode haver uma demora de até um ano para uma resposta do corpo. Alguns pacientes respondem mais rápido, outros mais lentamente. Mas não se deve desanimar – a recompensa será muito valiosa, e a qualidade de vida, muito melhor.




http://www.fibromialgia.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário