sábado, 24 de março de 2012

TREINO NA AREIA, ESFORÇO DOBRADO!

Inspirado na preparação física dos jogadores de futebol, essa atividade oferece um pacote de benefícios que inclui força, equilíbrio, resistência e agilidade, e ainda com um bônus de estar ao ar livre.

Na areia, não há restrição. Independe de idade, condicionamento físico, sexo ou biótipo. Mas tudo, claro, respeitando as características biológicas de cada um.

Quando a pessoa se exercita na areia, ela está, a todo momento, trabalhando os estabilizadores da coluna. Assim, ganha força, equilíbrio e uma musculatura mais forte, que resulta em resistência. Na plataforma instável, não há impacto como na superfície dura.
E muito além de perder peso e percentual de gordura, o circuito funcional trabalha as “nove valências físicas”: resistência, coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio, força, agilidade, velocidade, ritmo e descontração. O treinamento, com cones, bambolês, bastões, cama elástica, disco de equilíbrio, bolas suíças, cinto de tração, elásticos e paraquedas, entre outros apetrechos, ganha ares de desafio, já que, a cada dia, um circuito diferente é apresentado aos alunos. Uma forma lúdica de estimular até os mais resistentes.



Sem milagres, mas com prazer, os exercícios na areia também desenvolvem a cognição, evitam e combatem a depressão e a ansiedade, melhoram a autoestima e o desempenho sexual, corrigem desvios posturais, tonificam a musculatura e evitam a flacidez., podemos dizer que trata-se de uma reeducação corporal.
 O treinamento na areia possibilita um fortalecimento mais completo da musculatura dos membros inferiores comparado ao solo tradicional, pois existem diferentes ângulos de movimento tanto de caminhada quanto de corrida. Além de ser uma estratégia muito recomendada para variação de tipo de terreno e ambiente de treino, exercita músculos que nem sempre são solicitados na pista tradicional, auxiliando em um ganho de desempenho em futuras corridas e até competições.

Como em tudo na vida, não tem só a parte boa, mesmo em exercícios que oferecem menos impacto, lesões podem acontecer e ninguém está livre delas. Os cuidados, vão de aquecimento e alongamento dos grandes grupos musculares antes do início de cada treinamento na areia até atenção com a inclinação do terreno, passando por uma hidratação adequada e a escolha da roupa utilizada, de preferência, de cores mais claras, que absorvem menos calor.
O treino na areia sem a devida orientação e acompanhamento de um personal trainer pode provocar lesões como entorse de joelho e tornozelo. Areia muito fofa e excesso de sobrecarga também podem ser prejudiciais, principalmente para os sedentários. É importante ainda ter cuidado com terrenos muito inclinados, pois sobrecarregam a coluna vertebral, principalmente para as pessoas com sobrepeso.


Cuidados tomados, o exercício na areia, é garantia de um treino mais divertido e produtivo.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário