quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Exercícios Aeróbicos



Quando realizamos essas atividades, aumentamos nossa freqüência cardíaca e, por conseqüência, aumentamos também o consumo de oxigênio pelo corpo. Com isso, gastamos mais calorias do que o normal, o funcionamento celular melhora e a síntese protéica fica mais eficiente. Os resultados são:
  • Emagrecimento e melhora do condicionamento físico
  • Melhora do funcionamento celular, gerando um fortalecimento do coração, redução nos níveis de stress e melhora do sono.
  • A síntese protéica fica mais eficiente. Então, quando combinamos esse tipo de atividade com musculação, ocorre aceleração no processo de construção de massa muscular.
No entanto, precisamos tomar alguns cuidados necessários para realizar esse tipo de exercício. É recomendada a realização de um exame físico e clínico, para que possíveis doenças cardio-respiratórias, que limitam a realização dessas atividades, possam ser detectadas. Além disso, a hidratação e um material adequado, como tênis e roupas, são fundamentais para um bom desempenho. Para evitar desconforto e possíveis queimaduras, evite treinar em horários de sol forte (entre 11:00 e 16:00), para evitar queimaduras e desidratação.
Como fazer as atividades aeróbias renderem mais?
Recomendo que o praticante comece com atividades leves durante 10 minutos, três dias por semana. Conforme o tempo e a condição física, o praticante deve aumentar o tempo de realização dos exercícios.
Para que os melhores resultados sejam alcançados, recomendo a utilização de um frequencímetro. É um aparelho que monitora os seus batimentos cardíacos, medindo-os por minuto. Existe uma freqüência cardíaca máxima, chamada de zona alvo, que muda de acordo com seu porte e suas características físicas. Quando essa zona é atingida, o processo de queima de gordura acelera.
Você deve procurar um profissional da área de educação física para realizar uma avaliação, conhecer seus limites, ser indicado quanto a sua zona alvo e orientado da maneira correta para realizar os exercícios que, de maneira segura, trarão os melhores resultados para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário